Ora et labora

O campo de trabalho Ora et Labora é um projecto laical de voluntariado, criado por um grupo de jovens da Paróquia de São Nicolau (Patriarcado de Lisboa), que tem como objectivo dar doze dias do seu tempo de férias para, em conjunto, num ambiente de trabalho e oração, dedicar-se ao cuidado do bem comum.

Estes jovens, inspirados pela regra beneditina, procuram durante esse tempo crescer na santidade, especialmente na entrega ao próximo, apoiando cada ano uma causa que considera importante para uma comunidade específica.

Na primeira edição deste campo, em Agosto de 2020, um grupo de vinte jovens de ambos os sexos, muito condicionados pelas regras sanitárias decorrentes da pandemia de Covid 19, partiram à aventura para uma missão que os fez deixar o conforto do dia-a-dia, na vivência de umas férias diferentes.

Rumaram até à Vila do Crato, no Alto Alentejo, mais concretamente para o Carmelo de S. Nuno de Santa Maria (irmãs carmelitas descalças), onde se propuseram ajudar as irmãs a restaurar o seu convento, que se encontra ainda bastante degradado, e em tudo o que estas precisassem e estivesse ao seu alcance.

 

As temperaturas altas e secas não os impediram de restaurar quase 1000 m2 de muros e paredes, picando, rebocando e pintando, de instalar 1km de tubos de rega com mais de mil aspersores, tudo num espírito descontraído e dedicado, de aprendizagem e entrega, fazendo muito mais do que se tinham proposto e esperavam.

Verdade seja dita que, sem a ajuda de tantos benfeitores e corações amigos, estas mãos gratuitas, mas riquíssimas em bondade, não se teriam alimentado, dormido e menos ainda teriam tido materiais para trabalhar.

Em cada minuto, gesto, esforço e entrega estão todos os que os permitiram ganhar esta luta, a primeira de muitas lutas.

Cada ano há uma missão desafiante que exige esforço e sacrifício. Cada ano são necessários voluntários e benfeitores.

Neste momento, a primeira aposta é contribuir para que este centro de vida espiritual do Crato, que tantas vezes nos passa despercebido, possa continuar a ter todas as condições para que as irmãs possam, na sua vida escondida com Cristo em Deus, continuar a testemunhar e interpelar para uma vida de radicalidade Evangélica. Apesar de viverem em clausura, esta comunidade faz parte do enorme coração orante e vital do nosso país do qual usufruímos de todas as graças.

Levar a cabo esta missão tem custos, que os voluntários, na maioria estudantes e jovens, não têm possibilidade de suportar.

É por isso que, para o seu projecto e em nome deles, se apela à vossa generosidade e boa vontade, não só como força de trabalho voluntário, mas também como benfeitores que possam ajudar a financiar esta missão, de forma a cobrir os variados e avultados gastos que um projecto destes comporta.

Não sabendo a mão esquerda o que dá a mão direita, estes jovens agradecem em nome das Irmãs, e querem estar presentes, num sim muito firme, nos desafios actuais e futuros da Igreja.

Como irmãos, de uma só família, pretendem fazer saber que ninguém está sozinho nem abandonado. Agora são estas irmãs, amanhã será qualquer um que precisar.

O campo Ora et labora  realiza-se todos os anos, em local e data a data a definir. Este ano os campos serão de 29 de Março a 5 de Abril, no Porto e de 20 a 29 de Agosto no Gerês. Mais pormenores serão anunciados em breve.

Se quiser participar neste projecto como voluntário ou como benfeitor, se quiser partilhar com estes jovens, não só a obra mas tudo o que sentem e fazem; se quiser ajudar a dar corpo a este projecto de Amor por quem tanto ama e sabe amar, por favor preencha o formulário abaixo para ser contactado pela organização.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email