Peregrinação de Outono

Peregrinação de Outono (Santuário de Vila Viçosa)

«Junto da cruz de Jesus, estavam Sua mãe, a irmã de Sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria de Magdala. Ao ver Sua mãe e junto dela o discípulo que Ele amava, Jesus disse a Sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe. E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa» (Jo 19, 25-27).

Peregrinação com Nossa Senhora até Vila Viçosa: recuperando uma antiga rota de fé

Peregrinar com Maria é sempre uma experiência enriquecedora, renovadora e transformadora. Ao percorrer este caminho de devoção queremos crescer na fé, na esperança e no amor a Cristo, para que, ao chegarmos à meta final, sejamos acolhidos nos braços do Salvador, guiados pelo olhar materno de Nossa Senhora.

Na tradição católica portuguesa, a peregrinação é uma expressão profunda de devoção, uma jornada espiritual que nos conduz aos pés de Cristo através da protecção amorosa de Nossa Senhora. Ao peregrinarmos, embarcamos numa experiência única de fé, onde cada passo é uma oração e cada quilómetro percorrido é uma entrega do coração.

Para nós portugueses – filhos de Maria – peregrinar é um testemunho de devoção que transcende o tempo. Hoje, olhamos para Nossa Senhora de Vila Viçosa, Rainha de Portugal, como guia e protectora, e buscamos reactivar uma das antigas rotas de peregrinação que, infelizmente, caiu um pouco no esquecimento.

Nossa Senhora, torna-se a companheira fiel nesta caminhada. Sob o seu manto protector, seguimos os caminhos que nos levam mais próximo de Deus. Com o terço nas mãos e o coração cheio de esperança, peregrinamos, confiantes de que Maria, como intercessora, nos guiará até seu Filho, Jesus Cristo.

Ao peregrinarmos até Vila Viçosa, estamos a recuperar não apenas uma tradição, mas também uma herança espiritual que nos une às gerações passadas. Com eles, quando nos propomos a caminhar com a Virgem, aceitamos percorrer mais do que uma jornada física; aceitamos fazer uma jornada espiritual que nos liga à história rica e sagrada da nossa fé, e Maria, Rainha Celestial, é aquela que nos acompanha em cada passo, inspirando-nos a renovar a chama da fé ao longo deste caminho, outrora tão frequentado.

As antigas rotas de peregrinação, agora quase esquecidas, tornam-se novamente caminhos de encontro. Cada quilómetro percorrido é uma redescoberta, um convite a recordar os feitos e milagres de Nossa Senhora, que, ao longo dos séculos, tem sido a intercessora fiel daqueles que a ela recorrem.

Ao longo do caminho, somos convidados à reflexão e à oração. Peregrinar com Nossa Senhora é, assim, um itinerário de fé que nos permite renovar a nossa devoção, purificar o espírito e, acima de tudo, fortalecer a relação com Cristo.

A peregrinação, agora renovada, não é apenas um acto de devoção individual, mas também uma manifestação comunitária de fé. Ao caminharmos juntos, reforçamos os laços espirituais que nos unem como povo de Deus. Cada peregrino, como um elo nesta corrente de fé, carrega a responsabilidade de reavivar o espírito comunhão com Cristo, guiados pela ternura maternal de Nossa Senhora.

À medida que avançamos na peregrinação, carregamos não apenas as nossas próprias intenções, mas também as preces e súplicas daqueles que confiaram em nós para as levarmos aos pés da Virgem Maria. Cada passo é uma intercessão, cada passagem é um momento de comunhão com os céus e com os nossos irmãos.

No final desta jornada, ao chegarmos ao destino final, a peregrinação revela-se como uma busca sincera e humilde por uma união mais profunda com Cristo. Em Maria, encontramos o modelo perfeito de humildade e entrega, e é por meio dela que somos conduzidos ao Salvador.

Ao resgatarmos esta antiga rota de peregrinação, estamos a responder a um chamamento profundo para reacender a chama da devoção e renovar o nosso compromisso com o Senhor. Que Nossa Senhora de Vila Viçosa, ao ser venerada ao longo desta nossa caminhada, continue a interceder por nós e a nos conduzir-nos até ao seu Filho, Jesus Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida. Ámen.

Em colaboração com o Instituto de São Teotónio, este ano termos a quarta edição da Peregrinação de Outono. O percurso será o mesmo do ano passado, à semelhança do que acontece em Chartres e em Covadonga.

Queremos honrar a nossa Mãe Celeste, levando connosco o nosso Portugal, que tão necessitado está do auxílio e da protecção da sua Rainha –  Nossa Senhora da Conceição de  Vila Viçosa.

Este ano a peregrinação realizar-se-á de Quinta-feira, dia 30 de Outubro à noite, até Domingo, dia 3 de Novembro de 2024.

Em breve teremos mais notícias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email