Für Anna

Für Anna é um projecto musical.

O nome remete naturalmente para a composição Für Elise, de  Ludwig van Beethoven. Für Elise quer dizer “para Elisa”, assim “für Anna” significa “para Ana”. A ideia do nome partiu da descoberta, dentro de um livro antigo, de algumas folhas de pautas musicais manuscritas, dedicadas a D. Ana (Anna, na grafia do séc. XIX) Maldonado de Brito Mouzinho.

 

Ana Maldonado de Brito Mouzinho em criança, pintada por Máximo Paulino dos Reis no primeiro quartel do séc. XIX (clique na imagem para ler um resumo biográfico)

Está dito nos seus estatutos, que a Associação Cultural Condessa de Cuba «prosseguirá todas as actividades que, directa ou indirectamente, se relacionem com a evangelização e com a promoção da doutrina segundo o magistério perene da Igreja Católica», através duma «acção caritativa, social, formativa e cultural».

Os transcendentais, de acordo com a doutrina cristã são os desejos últimos do homem que procura a perfeição. Esta perfeição toma forma através da realização dos ideais dos três campos de interesse humano, a saber: ciência (verdade), artes (beleza) e religião (bondade).

Considerando que o Catecismo da Igreja Católica (§41) diz que «todas as criaturas são portadoras duma certa semelhança de Deus, muito especialmente o homem, criado à imagem e semelhança de Deus. As múltiplas perfeições das criaturas (a sua verdade, a sua bondade, a sua beleza) reflectem, pois, a perfeição infinita de Deus. Daí que possamos falar de Deus a partir das perfeições das suas criaturas: “porque a grandeza e a beleza das criaturas conduzem, por analogia, à contemplação do seu Autor” (Sb 13, 5)».

A beleza, um dos transcendentais é, portanto, um meio para chegar a Deus; o campo do interesse humano que tem como finalidade atingir a beleza são as artes, onde se inclui, naturalmente, a música. É por isso que a beleza e a harmonia da música – quer seja litúrgica quer profana – conduz-nos à contemplação de Deus.

Por isso, dentro deste espírito, pretende-se organizar eventos relacionados com música, quer seja concertos, recitais ou estudos, de forma a que possamos percorrer a «via pulchritudinis» — «caminho da beleza», verdadeiro caminho que conduz a Deus, à Beleza suprema, aliás, que é uma ajuda a crescer na relação com Ele na oração, como sugeria o Papa Bento XVI na sua audiência geral de 31 de Agosto de 2011.

Für Anna quer poder contribuir para isso e ao mesmo tempo homenagear a avó materna da Condessa de Cuba.

Fale connosco