Retiros Espirituais

Retiros Espirituais (Advento e Quaresma)

“Diante da nossa fragilidade, o Senhor não se retrai. Não permanece na sua eternidade abençoada e na sua luz infinita, mas faz-se próximo, faz-se carne, desce às trevas, habita terras que lhe são estranhas (…) Esta é a obra de Deus: vir para o meio de nós” (Papa Francisco – Angelus 2-1-2022)

Num retiro fazemos uma pausa (ao menos anual) para nos encontrarmos intimamente com Deus através do silêncio e da oração. É um momento em que, na oração e na presença de Deus, ver como vai a nossa vida cristã de forma a descobrir em que podemos melhorar e crescer na vida espiritual.

No fundo tomamos a decisão de procurar o Senhor; de manter com Ele uma conversa íntima, um diálogo a dois, face-a-face, sem que nos possamos (ou queiramos) esconder nos mil e um problemas e ocupações da nossa vida quotidiana.

Todo o cristão precisa de esse tempo de oração pessoal, dessa intimidade, desse diálogo amoroso com Deus Nosso Senhor.

Entre muitas actividades, muitas vezes negligenciamos o que é essencial: a vida espiritual, o nosso relacionamento com Deus. Paremos parar rezar!”, diz-nos o Papa Francisco.

Aos discípulos de João que lhe perguntaram onde morava Jesus respondeu-lhes: «Vinde e vede» (cf. Jo 1, 38). Como nos diz Santo Agostinho nas «Confissões», o Senhor está mais próximo de nós, do que nós de nós mesmos — «interior intimo meo et superior summo meo» (Confissões, III, 6, 11).

Nós somos morada de Cristo. A nossa intimidade com Deus descobre-se nesse silêncio, nessa entrega onde O podemos escutar, através desse mergulhar no mais íntimo de nós mesmos, onde Ele mora e onde Ele nos quer falar.

É por isso que o silêncio é tão importante, pois permite ao Espírito Santo encher de luz todos os locais escuros da nossa vida quotidiana. É assim que – descobrindo onde o Mestre mora – podemos escutá-Lo e segui-Lo para onde ele nos quer levar.

Normalmente são organizados quatro retiros anuais nos momentos fortes do calendário litúrgico: o Advento e a Quaresma. Assim podemos oferecer normalmente dois retiros no Advento e dois na Quaresma, um para rapazes e outro para raparigas. 

Com pregadores diferentes de cada vez, propomos que, de Sexta a Domingo, se procure este encontro íntimo com Deus, quer na Santa Missa, quer na adoração eucarística, quer através de meditações, conversa com sacerdotes e momentos de oração pessoal.

Os retiros deste Quaresma realizam-se nos dias 1, 2 e 3 de Março (Homens) e 8, 9 e 10 de Março (Senhoras). O retiro dos homens será pregado pelo Pe. Thiago Oliveira, IBP e o das senhoras será pregado pelo Pe José Manuel, da diocese de Toledo 

No caso de pretender inscrever-se e receber informações sobre os próximos retiros, preencha o formulário em baixo e entraremos em contacto consigo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email