Indo ao encontro de um projecto já antigo, o Monte das Pereiras é uma antiga unidade agrícola situada no Alto Alentejo, construída nos anos 20 do século passado. Actualmente encontra-se em avançado estado de degradação, mas, pela sua localização, beleza, pelo potencial de utilização dos espaços naturais, de desenvolvimento e aproveitamento da área construída, é o local ideal para a construção de um centro de espiritualidade e cultura, que se enquadra perfeitamente dentro dos objectivos estatutários da Associação Cultural Condessa de Cuba.
Depois da realização de um levantamento topográfico, foi necessário entregar o projecto a um arquitecto que, baseado na tradição portuguesa, conseguisse viabilizar todo o existente, de forma a se reunirem as condições básicas para acolher a vida quotidiana de uma comunidade, bem como toda uma série de eventos. O monte será constituído, de entre outros, pelos seguintes espaços:
– Uma pequena igreja com sacristia;
– Um claustro;
– Uma residência sacerdotal com 3 quartos individuais com wc;
– Duas salas de conferências (uma grande e uma pequena);
– Uma biblioteca;
– Um refeitório;
– Três camaratas e um quarto duplo bem como 6 quartos individuais para retiros e outros eventos abertos a todos;
– Dois alojamentos para convidados.
Para a concretização deste projecto, e como em todas a obras de Igreja e para o bem comum, necessitamos da generosidade de cada um. Qualquer contribuição por mais pequena que seja, fará a diferença. Para isso contamos com a sua ajuda.
Pelos benfeitores será oferecida mensalmente uma Santa Missa, de forma a que todos recebam já no presente cem vezes mais e, no mundo futuro, a vida eterna (cf. Mc 10, 30).
Precisamos da vossa ajuda e, por isso, apelamos à vossa generosidade!